As palavras e os pensamentos ocupam um lugar de destaque no processo psíquico da mente humana. Palavra é o símbolo representativo do pensamento. É pela palavra que se expressa o pensamento.

Os pensamentos, por sua vez, revelam o mundo interior da pessoa, ativam a imaginação e desencadeiam uma sequência de sentimentos como alegria, tristeza, raiva, angústia, bem-estar, etc.

De modo geral, palavra e pensamento estão sempre associados. No entanto, pode-se pensar e não verbalizar o que se pensa e pode-se também falar sem pensar, especialmente num momento de descontrole emocional.

Daí a importância de reconhecermos o Poder das Palavras e dos Pensamentos, pois é pelas palavras que ferimos ou elevamos a nós mesmos e aos outros. Muitas vezes, no entanto, nos xingamos, nos diminuímos, baixamos nossa autoestima, bem como ferimos, diminuímos os outros através das palavras. Mas, é também pelo poder das palavras que nos elevamos, nos motivamos, nos valorizamos e assim também aos outros.

“Somos o que pensamos”

Os pensamentos, igualmente, têm um poder imenso de desencadear todo um processo de imaginação que, por sua vez, leva a emoção ao sentimento e, por fim, a um resultado correspondente, positivo ou negativo. Certamente você já ouviu a expressão “somos o que pensamos”. Isso quer dizer exatamente que os pensamentos geram resultados práticos.

 Sabemos que os pensamentos “brotam” espontaneamente com base nas nossas programações mentais subconscientes. Contudo, podemos e devemos usar a mente consciente para interromper os pensamentos negativos e substituí-los por positivos de forma sistemática, até isso tornar-se um hábito, uma nova programação subconsciente. A partir de programações subconsciente positivas, “brotam”, então, sempre pensamentos positivos, em decorrência da base positiva.

Então, esteja muito atento ao que você pensa e/ou fala, pois você pensa, fala e revela seu mundo interior, seu caráter, sua personalidade, seu jeito de ser.

A grande importância consiste no fato de que, pelas palavras e pensamentos, você pode mudar seu mundo interior e exterior para melhor ou para pior. Esse é um poder que está em você.

Então, quem você quer ser? Onde quer chegar? Você é a medida dos seus pensamentos e das suas palavras. A força é sua e está no poder das palavras e dos pensamentos. Acredite e faça bom uso dessas poderosas ferramentas.

O seu destino está no poder das suas palavras e dos seus pensamentos. A decisão é sua.

Quer se aprofundar? Neste vídeo, o professor Vilson explica mais sobre o funcionamento da mente humana!

Até breve! 🙂

Texto do Prof. Vilson Stolf

Adaptação Marcela Salomão

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp